quarta-feira, 10 de julho de 2013

Afinal, quem inventou a pizza?





Amada por muitos, detestada por poucos, a pizza teve sua origem com o povo egípcio através de uma massa muito semelhante ao pão sírio que chamavam de “pisce”. Durante muito tempo, essa receita egípcia percorreu diversas civilizações. Os gregos, por exemplo, resolveram misturar a farinha de trigo  com o arroz e assar em tijolos quentes. Já os fenícios, esses tiveram a ideia de adicionar cebolas e vários tipos de carnes por cima da massa. 

Os turcos adotaram o costume dos fenícios e, devido às cruzadas, a receita chegou à Itália por meio do porto de Nápoles. No começo, as pizzas eram destinadas aos italianos pobres. Após, uma padeiro local acrescentou à pizza tomate, manjericão e muçarela para reproduzir as cores da bandeira italiana; esta foi nomeada Margherita, em homenagem à rainha.


Daí em diante, a fama da pizza se espalhou pelo mundo inteiro, o que resultou no surgimento da primeira pizzaria da história: Port’Alba, que era frequentada por muitos artistas famosos da época. Aqui no Brasil, a pizza chegou por meio dos imigrantes italianos, na década de 50.

Nenhum comentário :

Postar um comentário