sábado, 27 de julho de 2013

Montanha-russa da morte



Criada pelo designer lituano Julijonas Urbonas, 29, a Euthanasia Coaster pretende unir o impensável: diversão e morte. Absurdo? Não para o estudante visionário: no futuro ele garante que sua ideia será apenas uma entre tantas outras opções de dar cabo à vida sem dor -- pelo contrário, com muito prazer!

Segundo o projeto, apresentado por Urbonas ao concluir seu doutorado em design na Royall College of Art, em Londres, após uma emocionante queda de 500 metros, sete loopings dão conta de colocar o passageiro para dormir para sempre. 

“A morte aconteceria depois de um minuto de exposição a uma força de 10 G”, garante Urbonas, que consultou engenheiros aeroespaciais e médicos especializados para produzir o modelo. Para o lituano, o “brinquedo” seria uma solução elegante e divertida de aplicar a eutanásia em pacientes terminais, ou mesmo indivíduos que julgam “já ter vivido por tempo demais”.

Apesar de teórica, a estimativa é de que todos os passageiros embarquem “dessa para uma melhor” já na saída do primeiro looping. Mas fica a pergunta: então pra quê tantas voltas? Bem, aí é que vem o toque de humor negro da Euthanasia Coaster -- para garantir que nenhum passageiro sobreviva durante o percurso de 3 minutos e 20 segundos.

QUANTO TEMPO FALTA?
Com um comprimento total de quase 8 quilômetros de extensão e uma velocidade máxima de 360 km/h, a Euthanasia Coaster exige pelo menos dois minutos para que o carrinho alcance o topo da torre principal. A queda rumo aos loopings leva apenas 10s.


Nenhum comentário :

Postar um comentário