sexta-feira, 12 de julho de 2013

Por que o caminho de volta parece mais curto que o caminho de ida?





Quem nunca notou que o caminho de volta costuma parecer mais curto que o de ida? Segundo demonstrou Niels van de Ven, psicólogo da Universidade de Tilburg (Holanda), trata-se de uma ilusão originada por nossas expectativas que acontece tanto quando percorremos um trajeto a pé quanto se viajamos de carro ou avião.


Concretamente, quando iniciamos uma viagem temos uma atitude otimista de chegar ao local que faz com que nos resulte mais longo que o previsto. Ao voltar para casa, pelo contrário, costumamos pensar que o trajeto se prolongará mais e, de novo, nos equivocamos.


Em um estudo publicado na revista Psychonomic Bulletin and Review, Niels van de Ven e seus colegas estimaram que no trajeto de regresso percebemos que o caminho é entre 17% e 22% mais curto que durante a ida, independente de se seguimos ou não a mesma rota. Este fenômeno explica por que quando em 1969 o astronauta Alan Bean foi e voltou da Lua a bordo da Apollo 12 da NASA afirmou que a viagem de volta à Terra tinha parecido bem mais breve.

Nenhum comentário :

Postar um comentário