domingo, 28 de julho de 2013

Por que os dias da semana terminam em feira?





Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira… Até que os números nos dias da semana dá para entender, mas qual é o significado do termo “feira”? 

Na sua origem, os nomes dos dias da semana tinham influência na astrologia, cada dia representava um planeta e os astros do sistema solar: Sol(domingo), Lua(segunda), Marte(terça), Mercúrio(quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado).

Segundo alguns guias, nos países latinos, por influência do cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor, e saturni dies, dia de saturno, por sabbatum(dia do descanso), que foi consagrado por um Velho Testamento.

Não satisfeita com a origem pagã dos nomes dos dias, a igreja católica dos países de língua portuguesa transformou a homenagem aos astros em números, isso graças ao apostolado de São Martinho de Braga, que afirmava que não se podia “dar nomes de demônios aos dias que Deus criou”.

Já o origem do termo “feira” em português, surgiu durante a semana de Páscoa devido as  feiras o ar livre,  que  funcionavam nos dias de semanas parando somente no sábado e domingo, ou seja, o termo “feira” é referente aos mercados que abriam durante a semana da Páscoa. Assim estava criada as semanas em língua portuguesa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário