segunda-feira, 1 de julho de 2013

Profissões Diferentes





 Pesquisador de fezes de baleia

“É surpreendente o quanto podemos aprender sobre uma baleia a partir de suas fezes”, diz Rosalind Rolland, pesquisadora no New England Aquarium de Boston, especializada na pesquisa de dejetos de baleias, na qual é uma das pioneiras. Em seu trabalho, é acompanhada por cães farejadores, que conseguem descobrir o excremento boiando a meio quilômetro de distância.
Um outro pesquisador, Nick Gales, foi o primeiro a filmar o que se acredita ser a flatulência de uma baleia (como o acontecimento se dá debaixo d’água, é possível ver a bolha que ele gera). “O cheiro é muito ruim”, diz.

 Entomologista forense

Trocando em miúdos, a especialidade da área é resolver assassinatos pelo estudo das larvas de insetos. “Um dia fui chamado a ver um corpo com insetos nele. Descobri que se tratava de um rapaz que eu conhecia, e havia larvas de insetos nos seus dentes. Então achei outras nos seus olhos, e pensei, isso é o que eu quero fazer, isso é muito legal”, relata Neal Haskell, professor de entomologia forense na Universidade St. Joseph.
Seu trabalho, e o de outros 20 pesquisadores nos EUA, é calcular o “intervalo post-mortem” (o tempo entre morte e a descoberta do corpo), remontando às etapas de vida de insetos que põem ovos em cadáveres.

 Examinador antidoping

Quando seu trabalho é testar drogas nos maiores atletas do mundo, não há como ganhar. Dúzias de funcionários realizam exames de urina em xícaras aproximadamente 4.000 vezes em 21 dias a cada Olimpíada. Se pegarem um atleta fraudulento, irritam uma nação inteira. Se não encontram uma trapaça que depois aparece como positiva, são acusados de incompetência.

Especialista em ausência de gravidade

Amarrados de cabeça para baixo, esses profissionais garantem a segurança dos astronautas. Eles estudam os efeitos sentidos pelos astronautas que vão ao espaço, passando a ter inchaços, atrofia muscular, degeneração óssea. Para evitar isso, os pesquisadores criam artificialmente os efeitos da ausência de gravidade em pessoas na Terra.
Eles são inclinados de cabeça para baixo num ângulo de 6º para ficarem 21 dias inativos, restringindo o uso dos músculos e aumentando o fluxo de sangue à cabeça, sensações similares às experimentadas no espaço.

Técnico de segurança da Microsoft

Eles recebem mais de 100 mil e-mails por ano, e cada uma delas significa que há problemas nos produtos do império da Microsoft. São 365 dias por ano tentando resolver defeitos no Windows, no Internet Explorer, Office e todos os outros produtos da empresa em suas múltiplas versões.

Preparador de material de aulas de ciência

Eles matam, cortam e engarrafam os animais que as crianças cortam em suas aulas de ciência na escola. São oito horas por dia respirando substâncias tóxicas usadas para preservar tecidos de animais como sapos, gatos, pombas, tubarões e até baratas.

Especialista em lixo

Eles vão aos lixões coletar material para analisar os padrões de consumo da sociedade contemporânea, cavando poços entre os dejetos e pesquisando toneladas de lixo. Tudo isso para descobrir que fraldas formam 2% do lixo humano de grandes cidades, enquanto o papel equivale a 45%.

Esterilizador de elefantes

Um testículo de elefante tem mais de 20 cm de diâmetro, fica protegido por duas polegadas de pele e dez de músculo. Por isso, o equipamento usado para esterilizar um desses animais é pesado e de difícil manejo, especialmente porque os bichos não ficam muito felizes com o tipo de operação que realizam neles.

Oceanógrafo

Esses profissionais só têm notícias ruins todos os dias: superpopulação de peixes que acabam com espécies em 40 anos, o fim dos recifes de corais, zonas mortas (sem oxigênio) crescentes, aumento de dejetos plásticos jogados no mar. É difícil gostar de um emprego assim.

Mergulhadores de risco

Mesmo usando equipamentos e roupas especiais, esses profissionais mergulham em esgotos, em reatores nucleares, em derramamentos tóxicos, litorais perigosos. Eles são convocados para limpar o ambiente de substâncias tóxicas, e vivem diariamente as riscas de um vazamento que pode lhes custar a vida.

Assobiador Profissional

 São realizados torneios mundo afora e o posto de campeão mundial de assobio é visto como um sonho para muitos assobiadores.

Especialista em Odor 

 O especialista em odor testa a eficácia de desodorantes, perfumes, entre outras coisas.

Especialista em Conforto 

Os profissionais dessa área são pagos por empresas fabricantes de sofá, poltronas, cadeiras, etc, para testar oconforto das inúmeras posições possíveis.

Limpador de Vômito 

 Os parques de diversões contratam pessoas designadas apenas para limpar vômito dos visitantes das montanhas russas.

Especialista em comidas para animais 

 Para se certificar de que o sabor da pet food está mesmo correto, um grupo de especialistas tem que comer e anotar tudo sobre a comida.

Dorminhoco profissional 

 Eles são pagos por cientistas e especialistas do sono que precisam dos seus serviços para fazer pesquisas importantes.


 Árbitro de conflitos

 Negocia conflitos empresariais extrajudicialmente, o que economiza tempo para as partes envolvidas.

 Booker

 Trabalha em agência de modelos ou independentemente e descobre talentos. Em algumas agências tem o papel de conseguir trabalho para as modelos.

Cheirado de automóveis

 Analisam e controlam os odores dos veículos que saem das fábricas.

 Coach

 È o personal trainer de carreiras, uma espécie de psicólogo só para a vida profissional.

 Coffeetender

 È também chamado de barista, e é o especialista nas várias modalidades de bebida à base de café. Conhece profundamente toda a cadeia produtiva do café: desde o cultivo, passando pelo processamento do grão, até os processos de extração da bebida e os modos de servi-la.

Degustador

 Café, chocolate, água, creme dental, azeite, vinhos, etc.

 Especialista em compensation

 Cria políticas criativas de remuneração nas empresas, muitas vezes analisando o desempenho individual dos funcionários.

Gerente de marketing de relacionamento

 Cria programas de relacionamento com vários tipos de cliente, de funcionários a compradores, por meio de programas de fidelidade e bônus para compra.

Gerente de trade marketing e merchandising

 Responsável por ações de valorização da marca e promoções.

Gestor de reputação

 Apura a confiabilidade e o potencial de uma marca, assim como as perspectivas de investimento.

 Gestor de responsabilidade socioambiental

 Afere riscos e degradação do ambiente e cria políticas nas empresas. No setor público, tem função de fiscalização ou criação de projetos.

Mediador de mídias sociais

 Monitora comunidades virtuais, blogs, fóruns e outras ferramentas de interação de organizações na internet e intranet.

 Personal stylist

 Consultor de estilo e imagem. Tem de facilitar o entendimento do conceito e por isso escolhe quem participa de campanhas. Em desfiles, decide quem vai desfilar e com que roupas. Há personalidades que o contratam diretamente.

 Produtor de objetos

 Viabiliza objetos necessários à cenografia de desfiles, filmes, cenas para capas de revistas e demais ensaios fotográficos.

 Report

 Especialista em viagens e coleta de pesquisa sobre a vida socioeconômica dos países.

 RI

 Sigla de “relações com investidores”. Trata-se do executivo responsável pelas relações com investidores e o mercado financeiro.

 Sexador

 Detecta e seleciona o sexo de pintos, codornas e outras aves.

 Trendspotter

 Caçador de tendências, que investiga idéias que tendem a ser impactantes e que possam virar produtos, bens ou conceitos (em tecnologia, mídia e eletrodomésticos, por exemplo).

Nenhum comentário :

Postar um comentário