sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Maior favela vertical do mundo



Origem: Essa cidade existia desde da Dinastia Song, lá em 900 e pouco… Pouca gente morava em Kowloon. Os britânicos tomaram Hong Kong e botaram um pequeno forte para vigiar piratas lá. Chegou a segunda guerra e o Japão tomou o lugar. Depois da rendição do Japão em 45, nem os Britânicos, nem os Chineses queriam tomar conta daquela terra de ninguém que era Kowloon. Foi quando Squatters chegaram lá. Bem, Squatters não tem tradução porque são um grupo semelhante ao MST, eles tomam posse. Mas isso é só aparência, eles são diferentes. Tomam posse geralmente de áreas urbanas, de propriedades privadas. São tipo Piratas de Terra. E Kowloon era assim, perfeita pra eles, afinal Estado nenhum queria ser dona daquela terra. E então a cidade virou um lugar sem lei. Agora a parte legal: a cidade cresceu. Era tudo uma putaria só, cassino, só foras-da-lei. Um paraíso pra criminosos. E aquilo só atraía gente. Policiais só eram enviados em grandes grupos e mais de 2.000 foram presos, mas isso não impediu da cidade crescer. Em 1973, a população era de 10 mil. Em 81, 14 mil. Em 87, 33 mil (WTF MAN?). Em algum momento, começaram a construir prédios e prédios e prédios. E com o tempo modificações foram feitas (nenhuma por arquiteto ou engenheiro) e então a cidade virou um grande prédio imenso. Corredores labirínticos percorriam Kowloon. Havia algumas antigas ruas no nível do chão, e muitas vezes entupidas com lixo, e algumas subindo por andares superiores, através e entre os edifícios. As ruas eram iluminadas por lâmpadas fluorescentes, como a luz solar raramente atingia os lugares mais baixos. Houve apenas duas regras para a construção: devia haver eletricidade (para evitar o uso do fogo) e as construções poderiam ter no máximo catorze andares, por causa de um aeroporto próximo.






3 comentários :

  1. Vale lembrar que a Kowloon é um bairro de Hong Kong! A favela mostrada nas fotos compunha apenas uma PARTE desse bairro e hoje já nem existe mais (foi completamente destruída em 1994). Hoje Hong Kong é um dos locais mais densamente povoados da terra e praticamente não existe pobreza.. Ah.. e a área de Kowloon é TOMADA de edifícios ENORMES (com seus 50-60 andares) e de bom padrão!

    ResponderExcluir
  2. Vendo site de R$ 78 para ganhar R$ 50 cada venda... Trabalho serio e honesto! Dou suporte. Só respondo comentarios serios. Obrigado! http://www.sistema50reais.e-zash.com/?1021

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar a bunda ! Quer dinheiro, trabalhe, não fica inventando produto ficticio pra vender!

      Excluir