sábado, 5 de outubro de 2013

Os lugares mais isolados do mundo


Conheça alguns do lugares mais isolados do mundo.

Tristão da Cunha

Você já tinha ouvido falar desse lugar? Pois então saiba que ele é o arquipélago mais isolado do mundo, remotamente habitado e localizado no sul do Oceano Atlântico, a 2.918 km da África do Sul. As ilhas foram descobertas pelo português Tristão da Cunha em 1506, mas só foram habitadas depois de 1810, quando o americano Jonathan Lambert chegou ao local e se declarou dono daquelas terras.
O “reinado” do americano não durou muito, já que Lambert morreu em um acidente de barco dois anos depois de se estabelecer nas ilhas. Algum tempo depois, as ilhas foram dominadas pelo Reino Unido e até hoje são território britânico. Atualmente, elas contam com menos de 300 moradores, que vivem da agricultura local e trabalham para o governo britânico.


Santa Helena

Ilha vizinha de Tristão da Cunha, Santa Helena está localizada no Pico Diana e seu território mede cerca de 122 km². É colonizada por pouco mais de 4 mil britânicos. Os moradores da ilha vivem da prestação de serviços ao governo por meio de exportação de bens, como café e figos.
Se você ficou com vontade de conhecer Santa Helena, vai precisar comprar uma das poucas poltronas destinadas a civis em voos do exército britânico ou pode também comprar passagens para ir de navio. Nesse caso, são 30 idas disponíveis ao ano.


Ilha da Ascensão

A ilha, descoberta pelo português João da Nova, em 1501, fica localizada a 1.300 km de Santa Helena e também faz parte do território britânico. Lá estão localizadas bases aéreas do Reino Unido e algumas bases militares dos EUA.
A população local é de cerca de 880 pessoas. Se você está pensando em um lugar para se refugiar, saiba que é possível se tornar um morador da ilha. A única exigência é que se tenha um emprego. E aí, você topa?


 Ilha de Foula

Situada no Oceano Atlântico, Foula pertence à Escócia e é habitada por apenas 31 pessoas que vivem à base da pesca, pastoreio e, nos últimos anos, do turismo. A ilha não possui um porto, mas tem espaço para o pouso de pequenos aviões.
Os sinalizadores responsáveis por orientar aviões e navios são todos abastecidos com energia eólica e solar. Você visitaria este lugar?


Ilha de Páscoa

Famosa por suas esculturas de pedra, a Ilha de Páscoa é também uma das menores e mais isoladas comunidades do mundo. O local mais próximo é uma outra ilha, totalmente inabitada, a 1.931 km. Depois dessa ilha, há o Chile, distante 3.508 km.

Apesar de estar tão isolado no mundo, o local tem aproximadamente 4 mil habitantes. Acredita-se que os primeiros a habitar a Ilha de Páscoa foram os polinésios, que chegaram por volta de 1.200 e 300 A.C.

As visitas são frequentes até os dias de hoje e os habitantes locais vivem de atividades naturais ligadas ao turismo. A Ilha de Páscoa é, atualmente, patrimônio territorial da Unesco.


Estação McMurdo

Base científica americana localizada na Antártica, o local conta com aproximadamente 1.300 moradores, número que diminui radicalmente no inverno, quando as temperaturas maiores são de -10º C. Nessa época de frio extremo, o acesso a aviões é impossível. O lado bom é que os moradores têm acesso à internet. E aí, você entraria nessa fria?



Nenhum comentário :

Postar um comentário